Vida Criativa: Vivência em Pintura Meditativa Espontânea

 

A fim de incentivar as pessoas a entrarem em contato com o seu universo interior criativo, que reside no inconsciente de cada indivíduo, a Archepsique – psicologia junguiana, situada em Campinas, interior de São Paulo, promove no dia 30 de julho, o primeiro encontro do projeto “Vida Criativa”.

A proposta desse primeiro evento é utilizar o processo de Pintura Meditativa Espontânea como método facilitador de acesso para um despertar mais criativo. “Sabemos que a correria do dia a dia e as demandas do mundo externo acabam por nos distanciar da riqueza de nosso mundo interior e o quanto acabamos adoecendo ou neurotizando por conta deste distanciamento. A ideia é a de nos aproximar deste potencial interior criativo e auto-regulador da psique, o nosso ‘sistema imunológico psíquico’, por assim dizer, menciona a psicóloga Emilene Frigato, em entrevista ao EntreLinha.

Pintura espontânea da artista Beatriz Duarte.

A Pintura Meditativa Espontânea nasce a partir de diversas influências, tais como, a Pintura Espontânea, introduzida no Brasil nos anos de 1980 pela Dra. Susan Bello, criadora do método, na qual é considerado um trabalho pioneiro no campo da Terapia Expressiva e da Educação Holística; as tradições orientais de meditação e as pesquisas com as batidas binaurais, e, é claro, a própria Psicologia Analítica de Jung, mas, em especial seus experimentos com imaginação ativa e sua postura observadora e dialética diante do inconsciente, além do pressuposto básico da arteterapia da função auto-reguladora dos processos criativos, vistos nos trabalhos desenvolvido pela Dra. Nise da Silveira, a qual temos discutido aqui no EntreLinha (veja aqui)

“… a ideia principal é a de abandonar o controle egóico e permitir que a psique guie o próximo movimento, que o próprio resultado desta expressão lhe diga qual a próxima cor a ser acrescentada, trata-se do abandono da expectativa, do planejamento, é deixar que a psique se manifeste por si só”.  – comenta Frigato.

Para participar da vivência “Pintura Meditativa Espontânea” não é necessário ter conhecimentos prévios de pintura ou desenho, pois o real objetivo aqui, segundo Emilene,  é “acessar conteúdos internos e ampliar nossa relação, conhecimento e compreensão de nosso mundo interior”.

 

Informações

 

Vida Criativa: Vivência em Pintura Meditativa Espontânea

Facilitadora: Emilene Frigato

Data/Horário: 30 de julho, das 9h às 12h

Local: Archepsique – Rua Bento da Silva Leite, 411, Jardim Chapadão – Campinas

Contato: (19) 3342 9010 

Inscrições: R$50,00 (material incluso) até dia 28/07/2016

Depósito para Emilene Raquel Frigato

Bradesco / Ag. 1668 / CP 4011978-7

Enviar comprovante para archepsique@gmail.com

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.