É importante ter em mente que existe uma grande diferença entre produzir uma foto e um simples clique.
Na fotografia publicitária, a sua produção fotográfica requer um planejamento minucioso. Embasada em pesquisas, análise do comportamento do público alvo e técnicas, buscam instituir uma relação direta com os desejos, motivações e práticas comuns ao meio social dos indivíduos. Tudo é pensado com a finalidade de criar e transmitir mensagens, conceitos e ideias em que o consumidor irá decodificá-las.
A imagem produzida não vende apenas um determinado produto, mas o sentimento e ideologias que são atreladas a ela. Quando bem planejada, a imagem consegue criar anseios no consumidor antes mesmo dele se quer existir, no qual transforma o objeto em desejo.
Segundo o crítico de arte, historiador e romancista John Berger na coletânea de ensaios ”Modos de ver”, a imagem “glamourosa” proporcionada pelos “benefícios” de um produto adquirido pelo consumidor leva a inveja de si mesmo pelo que se tornará.
A imagem é uma das principais ferramentas de persuasão empregada na publicidade.