DiaTipo São Paulo: histórias tipográficas (parte 2)

por Lucas Placer

O último dia de evento iniciou com a palestra Rodolfo Capeto, um dos pioneiros no uso de processos digitais no design de comunicação no Brasil, contou com surgiu a tipografia em terras brasileiras. A história vem com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo essa uma das primeiras realizações em terras tupiniquins, que se criasse tipografia oficial do país.

Na mesa redonda “Histórias Não Impressas”, com mediação do o tipógrafo e letterpress print Marcos Mello e participação Pérsio Guimarães (tipógrafo), George Dimitrov (linotipista) e Darci Caligari (linotipista) que contaram suas experiências de vida com relação a tipografia e como ela os influencia até hoje.

Na segunda mesa “Mulheres na Tipografia”, sim há mulheres Type Designers (comentário pertinente: embora a maioria dos palestrantes fossem homens, se via a grande quantidade de mulheres na platéia), também fizeram um compilado de suas origens e vida profissional.

Fernando Díaz_n

Fernando Díaz trouxe a rica história da tipografia uruguaia ao Brasil, além de compartilhar sua trajetória profissional, seus mestres e como foi ser Co-undador da Sociedad Tipográfica de Montevideo e da TipoType, primeira type foundry digital uruguaia.

E a mesa redonda que causou, de certa forma, mais polemica foi a “Novo Cenário do Type Design no Brasil”. Foram abordados vários assuntos relacionados ao design, além de discutir como está o mercado para o Type design no país, no qual contou com a mediação do designer Crystian Cruz e participação de Daniel Sabino (designer tipo), Diego Maldonado (editor da revista Trip), Henrique Beier (design gráfico) e Rodrigo Saiani, fundador do estúdio de design carioca Plau.

Ramiro_n

Encerrando o evento, o type designer e pesquisador Hermano Ramiro Espinoza trouxe sua pesquisa sobre “letras vernaculares” aplicadas em vitrines de estabelecimentos em geral na Holanda. Ramiro mostrou que, diferente de caligrafia, essas letras possuíam uma família tipográfica pré-definida. Desta forma, a preservar as características em todas as pinturas que eram realizadas.

Confira as fotos do evento (clique aqui).

Autor Convidado

Autor Convidado

Gostaria de ter seu texto publicado no Entrelinha Blog? Entre em contato com a gente!