A famosa série “The Simpsons”, criada pelo cartunista americano Matt Groening, exibido no canal Fox, sempre traz referências interessantes para a abertura do desenho animado que, particularmente, curto muito. Uma mais massa que a outra.
Em um dos episódios especiais da série contou com a participação do cineasta mexicano Guillerme del Toro, em que a abertura – conhecida como “couch gag” – traz citações de seus filmes, como “Mutação” (1997), Hellboy (2004), Blade 2 (2002) e “O Labirinto do Fauno” (2006). Além de grandes nomes como Alfred Hitchcock, James Whale, o escritor americano Edgar Allan Poe, entre outros.
Confira:
Já no episódio “Money Bart”, assinado pelo famoso artista de rua britânico Banksy, carrega em si uma forte crítica sobre a exploração da mão de obra barata em relação à produção da própria série com boas pitadas de humor negro.
Confira
:
Para um dos episódios da série, Groening convida o desenhista e cineasta francês Sylvain Chomet, responsável por uma das minhas animações favoritas, “Bicicletas de Belleville” (2003). Chomet deixa sua marca inconfundível na abertura trazendo características e elementos da cultura francesa. Simplesmente belíssimo.
E aí, quais são as suas aberturas preferidas? Conta pra gente.

Erica Ribeiro
Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.