A pedra quebra a tesoura.
A tesoura corta o papel.
O papel embrulha a pedra.
Pedra, papel e tesoura, uma simples brincadeira infantil toma outra conotação e se torna o pano de fundo da nova trama produzida pelo diretor venezuelano Herán Jabes, que rendeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013.
O longa-metragem “Piedra, Papel o Tijera”, que conta com roteiro do próprio diretor, é um drama intenso que trata sobre a questão de insegurança e pobreza, assunto muito presente no cinema venezuelano, porém, Jarbas vai um pouco além e se aprofunda num drama universal.
O filme se passa em Caracas, em que Héctor (Leónidas Urbina), um piloto comercial, descobre que o filho esqueceu o trabalho de escola em casa. A decisão é resolvida com a disputa do jogo pedra, papel ou tesoura. Após perder para o filho, Héctor retorna para casa e acaba se deparando uma situação inesperada: vê sua esposa Mariana (Gloria Montoya) entrando num carro desconhecido.
Jarbas conduz a história com maestria. O desfecho? É imprevisível, como no jogo que intitula a obra cinematográfica. Indico.
Confira o trailer:

Erica Ribeiro
Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.