Especial David Bowie, o Camaleão

O músico David Bowie (1947-2016), que morreu no início de janeiro, foi um artista pluralista, que influenciou diversos movimentos artísticos. No cinema, também não foi diferente.

Em sua passagem pela sétima arte, Bowie deixou sua marca em atuações incríveis que tornaram seus personagens marcantes. Em “Furyo, Em Nome da Honra” (1983), do diretor Nagisa Oshima, por exemplo, o modo de construção de seu personagem, o Major Jack Celliens, lembra a do cineasta Kurosawa, mas, no entanto, “com olhares Sergio Leone e gestos que remetem a Pasolini e Tornatore.” Já em “Fome de Viver”, Bowie “é uma mistura contemporânea indie de Nosferatu com Allan Poe, Bram Stoker, Viccent Price”, como menciona o cineasta Igor Capelato.

Um ardiloso observador da sociedade, David Bowie conseguia expressar com maestria o que pensava. Seu processo criativo incessante será sempre uma fonte de inspiração. E para homenagear esse Camaleão, o Coletivo Pausa, em parceria com o Instituto de Estudos de Linguagens da Unicamp e nós, do EntreLinha Blog, realizará um ciclo filmes significativos em sua carreira como ator, que contará com comentários após a sessão.

Para abrir o ciclo, no dia 11, às 14h, será exibido o filme “O Homem que Caiu na Terra” (1976), do diretor Nicolas Roeg, que narra à história de um extraterrestre humanóide, que vai para Terra com o objetivo de levar água para seu planeta de origem. Ao chegar a seu destino, nota que a sua missão não será tão fácil como imaginava.

O filme contará com comentários das fundadoras do EntreLinha Blog, eu, Erica Ribeiro e a Aline Barros. Veja aqui o trailer.

A segunda sessão do dia, que acontece às 18h, será o filme “Labirinto” (1986), do diretor Jim Henson, que mostra a saga da adolescente Sarah (Jennifer Connelly), que após ter seu pedido atendido pelo Rei dos Duendes (David Bowie), que leva seu irmão, se arrepende e sai numa jornada para resgatá-lo.

O filme será comentado pela Angie Lucena, do site Zicolândia. Veja aqui o trailer. 

Na sexta-feira, 15, às 14h, tem a exibição do filme “Furyo – Em Nome da Honra” (1983), do cineasta Nagisa Oshima. O filme tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, e mostra o choque cultural entre orientais e ocidentais num campo de concentração japonês. A trama desenrola através de um conflito provocado pelo prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) que decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto).

O filme será comentado pela Carla Lopes, jornalista e roteirista da Capuccino Produções. 

Para encerrar o ciclo de filmes, o cineasta, produtor e professor, Igor Capelato, discute “Baskiat” (1996), do diretor Julian Schnabel. A trama se passa em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto.

"O filme traz uma poética metalinguística ao colocar Bowie, que  já conhecia Warhol interpretando  Warhol, e brincar com referências diversas do próprio convívio de ambos", afirma Igor Capelato.

E no dia 13/04, às 18h, haverá uma apresentação musical em tributo ao David Bowie com o cantor e ator André Frateschi. Não perca.

 

Homenagem a David Bowie

Local: Miniauditorio do Centro Cultural do IEL – Unicamp

Entrada Gratuita

Para informações, clique aqui.