Instituto CPFL Campinas homenageia o cineasta Ingmar Bergman

Após a 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo celebrar os 60 anos de lançamento de “Persona”, um dos filmes belíssimos e emblemáticos de um dos mestres do cinema, o cineasta sueco Ingmar Bergman, que ainda contou com uma exposição e exibição de dez títulos.

Ainda em clima de comemoração, o Instituto CPFL de Campinas, através do Cine CPFL, tem exibido desde o início de novembro, todas as quintas-feiras, às 19h, alguns filmes importantes na carreira do diretor e um prato cheio aos cinéfilos de plantão. Para quem ainda não conhece sua filmografia ou quer rever novamente, não deixe de conferir as próximas sessões. São filmes simplesmente maravilhosos, recomendadíssimos.  

Próximas sessões:

Filme: “O Ovo da Serpente” (1977)

Data/hora: 10/11 às 19h

Sinopse: A história se passa em 1923, traz ao enredo Abel Rosenberg (David Carradine), um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Filme: “Fanny e Alexander” (1982)

Data/horário: 17/11 às 19h

Sinopse: No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um homem extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Nesta produção, Bergman faz um profundo mergulho sobre a infância e a perda da inocência.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Filme: “Saraband” (2003)

Data/hora: 19h

Sinopse: A advogada Marianne (Liv Ullmann), 30 anos após estar divorciada, decide visitar impulsivamente seu ex-marido, Johan (Erland Josephson). Ao chegar, testemunha o relacionamento atormentado entre Johan, seu odioso filho Henrik (Börje Ahlstedt) e uma neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius). Incapaz de lidar com a morte da esposa, que faleceu há 2 anos, Henrik expressa sua dor através de uma nada saudável obsessão com Karin, sua filha adolescente. Ignorando os protestos de Henrik, Johan oferece mandar Karin para um prestigiado conservatório de música, forçando-a a escolher entre ficar com seu atormentado pai ou ter um futuro promissor como uma violoncelista.

 

Informações

Cine CPFL – Especial Ingmar Bergman

Local: Instituto CPFL. R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas.

Contato: (19) 3756-8000

Entrada:é gratuita 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.